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13 dicas para levar o verão mais leve!

13 dicas para levar o verão mais leve!

As temperaturas estão lá em cima! E para quem ainda não sabe, o calor exige ainda mais atenção com a saúde. No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Hoje, a MALTA traz 13 dicas que poderão te auxiliar a passar o verão bem mais fresquinho e leve <3

1) Consuma frutas ao longo do dia entre as principais refeições! Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva, coco e pêssego são ricos em água, ajudam a hidratar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir, em média, 400g/dia de frutas, legumes e verduras;

2) Ingerir muito sal faz com que o corpo tenha uma maior retenção de líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial. Preste atenção ao rótulo e prefira opções naturais de temperos como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão;

3) Tenha atenção ao conservar os alimentos: frutas, legumes e verduras devem ser guardados em local fresco na geladeira – inclusive, a MALTA pode lhe ajudar nesse processo! – e as carnes devem bem ser refrigeradas. Quando fizer refeições fora de casa, tome cuidado para evitar uma intoxicação alimentar;

4) Outra boa opção são os chás gelados caseiros com ervas, como a hortelã e o abacaxi;

5) A água de coco é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor. Beba muita água, mas não espere sentir sede para isso! Sentir sede já é um indicativo de que seu corpo está desidratado. E, atenção: é bom maneirar no consumo de bebidas alcoólicas. Quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação e à perda de líquido intensa pelo organismo;

6) Mantenha o controle e tome cuidado na hora de escolher o que e onde irá comer na praia! Alimentos vendidos por ambulantes podem ser prejudicados, por conta do calor excessivo ou devido ao longo tempo exposto ao sol. Evite frituras e opte por lanches leves e carnes magras, além dos picolés de fruta;

7) Não abandone os exercícios! Mas cuidado com o excesso de calor: respeite os limites do seu corpo e prefira se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e reduz o risco de desidratação e hipertermia;

8) Certos alimentos auxiliam no bronzeamento, evitando a exposição excessiva ao sol. Beterraba, cenoura, laranja, batata doce e folhas verde-escuras são alguns exemplos, pois, possuem betacaroteno, substância que atua nesse processo;

9) Opte por roupas leves de algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos! Além disso, cores mais claras ajudam a refrescar;

10) Muitas vezes, o calor excessivo inibe a fome, mas ficar horas sem comer pode deixar o organismo fraco. O ideal é comer a cada 3 horas. Invista num café da manhã com pães integrais, sucos, frutas, iogurtes desnatados, oleaginosas e grãos;

11) Use e abuse do protetor solar! O produto deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes de sair de casa;

12) Quer perder peso? Então, hidrate-se! Beber pelo menos 2 litros de água por dia pode te ajudar a emagrecer;

13) Suco de frutas e verduras são boas alternativas para matar a sede. São nutritivos e uma delícia! Exemplos como o suco de couve e o de cenoura são ótimas alternativas para refrescar o seu verão!